Blog

Descubra um espaço de novidades e conselhos para o seu automóvel

TCO – Total Cost of Ownership

Descubra o que é o Total Cost of Ownership (TCO) e como calcular

 

O Total Cost of Ownership (TCO), conhecido também por Custo Total de Utilização (CTU), quando aplicado ao setor automóvel, corresponde ao custo total da propriedade de um automóvel, ou frota, para uma Empresa.

O TCO mede o custo real de um veículo, incluindo todas as despesas associadas, como aquisição, manutenção, valor residual e fiscalidade. Um cálculo preciso do TCO pode ajudar a sua empresa a determinar quando deverá substituir veículos da sua frota, optar por diferentes soluções financiamento, ou tomar decisões de alteração de política de frotas, tais como a substituição de veículos de combustão por veículos elétricos. É por isso importante medir o TCO com bastante cuidado, pois um cálculo errado pode apresentar informações enganosas sobre o custo de seus ativos e levar a decisões financeiras prejudiciais. Neste artigo, vamos abordar o cálculo do TCO nas principais variáveis do negócio.

Como se calcula o TCO?

Existem várias variáveis no cálculo do Custo Total de Utilização (CTU), que têm de ser levadas em conta para a devida imputação de custos a uma unidade, ou conjunto de unidades.

Tipologia de Veículo

A tipologia de veículos tem um grande impacto no TCO, na medida em que em matéria de fiscalidade, quer de deduções no CIVA, quer em custos de Tributação Autónoma, impacta diretamente a sustentabilidade de uma frota.

 

Dedução do IVA

A aplicação da dedução total, ou parcial do IVA, bem como a elegibilidade para esta dedução, depende da categoria, propósito e combustível das viaturas, pelo que recomendamos a consulta do CIVA do ano presente para a correta aferição de deduções de IVA.

 

Nos seguintes artigos RCI dedicados a deduções de IVA, poderá encontrar mais informação a este respeito:

 

Tributação Autónoma de Viaturas

A tributação autónoma sobre viaturas, consiste numa tributação adicional aos gastos das empresas com encargos com viaturas.

 

Estas despesas são taxadas independentemente de haver lucro ou prejuízo. Havendo de facto, um aumento de 10% nas taxas no caso de ser apresentado prejuízo fiscal no período de tributação em que ocorreram estes gastos.

Quer saber mais sobre a implicação da Tributação Autónoma sobre viaturas , consulte o nosso artigo Renault Gest sobre Tributação Autónoma de Viaturas.

 

Custo do Investimento

Os custos de investimento são geralmente negligenciados no processo de aferição do TCO, particularmente para PMEs. Quando uma empresa adquire uma frota sem financiamento, ou se no financiamento tem de disponibilizar verbas para entrada inicial, muitas assume-se que este custo não necessita de ser incluído no cálculo do TCO. Mas, ao contrário dessa crença, as empresas devem contabilizar essa perda de liquidez, ou seja, a perda do retorno que potencialmente esses fundos teriam, tivessem sido investidos noutras áreas.

 

Custo do Financiamento

Uma vez que na maioria dos casos, a aquisição ou renovação da frota automóvel tem recurso a financiamento, é importante ter em consideração as diferenças entre as várias soluções de financiamento disponíveis no mercado.

Principais Características

 

CARACTERíSTICAS DO FINANCIAMENTO      CRÉDITO  AUTOMÓVEL   LEASING AUTOMÓVEL   ALUGUER FINANCEIRO ALD   ALUGUER OPERACIONAL DE VEÍCULOS
Enquadramento Legal
  Contrato de Venda
Locação Financeira
Locação Financeira
Locação Operacional
Seguro Automóvel
  Responsabilidade Civil
RC + Perda Total
RC + Perda Total
Danos Próprios
Tipo de Automóvel
  Novos e Usados
Novos
Novos
Novos
Incluido no Imobilizado da Empresa
I
Duração Máxima
  96 meses
84 meses
60 meses
60 meses
Valor Residual
O
O
I
Limite de Quilómetros
I
Serviço de Manutenção
O
O
O
I
 Incluído (I)
 Opcional (O)

 

Manutenção de veículos

O custo de manutenção de um veículo aumenta ao longo de sua vida útil, pelo que é importante que o TCO não seja realizado apenas no momento da aquisição, mas sim parte de uma análise anual do estado da frota, para calcular o momento ótimo de renovação de frotas.

Faça já o Download Gratuito do E-Book Renovação de Frotas e descubra o que é o momento chave na renovação.

Custo de Combustível

O Custo do Combustível é muitos vezes um fator decisivo no cálculo do TCO e pode muitas vezes ser o fator decisivo, quando estamos a ponderar entre a aquisição de um veículo a gasóleo, ou elétrico.

Depreciação de ativos / valor residual

O valor de qualquer ativo, vai diminuindo com o seu tempo e utilização. No setor automóvel e em matéria de gestão de frotas, esta depreciação constrói o chamado Valor Residual, que representa o valor cada viatura tem, ao fim de determinado período de tempo.

Quanto mais antigo, mais quilómetros e pior estado um veículo tiver, mais reduzido será o seu potencial de valor residual. O segredo, está em garantir no caso de financiamentos, que o valor residual do veículo, no final do contrato, é igual, ou superior ao valor residual do contrato de financiamento, para que a potencial venda do mesmo, possa cobrir integralmente esta responsabilidade.

 

Seguros e Custos de Pessoal

As variáveis de custos com Seguros e com Pessoal, são das variáveis mais ignoradas no TCO, mas na realidade são variáveis que podem fazer muita diferença e uma fonte de poupança na otimização do Custo Total de Utilização (CTU).

Seguro Automóvel

O Seguro Automóvel impacta a TCO na medida em que é um custo fixo ao longo de toda a vida útil do Automóvel e a escolha do mesmo, pode não só impactar este custo fixo, como a escolha de um Seguro com menores coberturas pode gerar despesas adicionais com arranjos no seguimento de sinistros.

Custos de Pessoal

O tempo de inatividade de um veículo, seja por manutenção, seja por sinistros, gera um custo de inatividade os recursos humanos que dependem dessa viatura e como tal, deve ser considerado este custo anualmente, na análise do TCO da sua frota.

Gostaria de obter uma proposta de expansão, ou renovação da sua frota? Peça-nos uma proposta e envie-nos o seu Caderno de Encargos no nosso formulário dedicado e terá uma proposta à medida das suas necessidades.