O que é o Renting?
Saiba o que é o Renting Automóvel e as suas principais Vantagens.
O Renting Automóvel , tecnicamente intitulado de Aluguer Operacional de Veículos, é um contrato de prestação de serviços celebrado entre uma Locadora Automóvel e um Cliente. Neste contrato, o Cliente tem ao seu dispor um veículo de sua preferência, para utilizar durante um período determinado, geralmente entre 12 e 60 meses.
O que está incluído no contrato de Renting?
Um contrato de Renting automóvel inclui, por norma, a Manutenção programada do veículo e o Seguro Automóvel, podendo este, em determinadas situações ser contratado de forma independente.
Adicionalmente, o cliente poderá optar por incluir no seu contrato o serviço de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória), um Seguro de Manutenção, para salvaguardar custos por utilizações indevidas do carro, bem como outros serviços opcionais.
O propósito de um contrato de Renting e a sua principal vantagem é o fato de já incluir todas as despesas associadas à utilização normal do veículo, pelo que evita surpresas e custos inesperados.
No caso do Aluguer Operacional Renault Business Finance , poderá ainda incluir um leque de serviços adicionais que lhe garantem menos preocupações na gestão da sua frota, tais como:
o Mudança de Pneus
o Viatura de Substituição
o Gestão de Combustível
Caso procure uma solução de Renting para o seu negócio, conheça a solução Renault Business Finance e peça uma simulação à medida das suas necessidades.
Existe limite de Quilómetros?
Sim. Um contrato de Renting é realizado por um determinado período de tempo, com um limite máximo de Quilómetros. Caso o Quilómetros contratados sejam ultrapassados, haverá um custo adicional por quilómetro a ser suportado pelo cliente no final do contrato.
É importante que consiga prever os quilómetros anuais a que a sua atividade obriga, para que ajuste o seu contrato de Renting às suas reais necessidades.
No caso do Renting Renault Business Finance, poderá contratar até 200 mil quilómetros para a sua frota, com períodos de contrato de 12 a 60 meses, que lhe vão permitir ajustar o contrato à suas necessidades de quilómetros anuais.
O que acontece no fim de um contrato de Renting?
No final de um contrato de Renting, o cliente deverá devolver o veículo à Locadora, tal como combinado no início do mesmo. É importante que o veículo seja mantido em boas condições e que o desgaste do mesmo seja apenas o natural, de forma a evitar custos adicionais no final do contrato.
Caso tenha realizado menos quilómetros que os contratados, terá também direito a um acerto a seu favor.
Como é contabilizado um contrato de Renting?
Uma vez que um contrato de Renting é uma prestação de serviços, com um custo mensal, o automóvel não é propriedade da empresa, não entrando por isso nos seus capitais próprios. Por isso é considerada uma despesa operacional sem impacto no balanço.
O IVA das Rendas é Dedutível?
O regime fiscal do IVA do Renting é idêntico ao dos restantes tipos de financiamento, ou seja, o IVA apenas é dedutível no caso de viaturas Comerciais e viaturas Elétricas. A exceção são a Viaturas Ligeiras de Passageiros cuja a atividade se centra no transporte de pessoas.
Consulte o CIVA relativo à dedução do IVA na aquisição de viaturas para mais informações.
Particulares podem contratar Renting?
Atualmente já existem soluções de Renting para particulares, contudo para melhorar o nível de opções dos clientes no final do contrato, a Renault Gest criou a solução Renault Preference , que pode oferecer a tranquilidade e rendas baixas do Renting, com mais liberdade no fim do contrato, caso o cliente opte por Trocar ou Ficar com o mesmo Renault.