Blog

Descubra um espaço de novidades e conselhos para o seu automóvel

Renting Automóvel ou Leasing – O que Escolher

Renting Automóvel ou Leasing – Qual a diferença?

 

Como saber a diferença entre uma locação financeira (Leasing Automóvel) e uma locação operacional (Renting Automóvel)?

 

O mundo do financiamento automóvel para empresas nem sempre é de fácil interpretação e uma das questões que mais gera dúvidas, é a diferença entre as várias tipologias de produtos de financiamento.

 

Neste artigo vamos esclarecer as principais diferenças em Renting Automóvel e Leasing para empresas.

 

O que é o Renting Automóvel – Aluguer Operacional de Veículos?

 

O Renting Automóvel, também conhecido por Aluguer Operacional de Veículos , é um contrato de locação operacional em que o cliente usufrui de um veículo por um determinado prazo, com um limite de quilómetros pré-estabelecido, pagando uma renda mensal que tipicamente incluirá a Manutenção do veículo e Seguros.

 

Ao contrário de uma locação financeira, uma locação operacional não permite a aquisição e transferência de propriedade do veículo no final do contrato, dado que a sua propriedade é da locadora e o cliente apenas tem o usufruto da mesma durante o tempo estabelecido em contrato.

 

Na maioria dos caso, o renting automóvel permite a inclusão de outros serviços numa só renda, o que otimiza o tempo e preocupações com a gestão da frota. Estes serviços tipicamente são:

 

 

  • 1. Manutenção
  • 2. Seguro Automóvel
  • 3. Viatura de Substituição
  • 4. Substituição de Pneus
  • 5. Serviço de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória)

 

 

 

A propriedade do veículo permanece com o locador e este será devolvido no final do arrendamento, altura em que o cliente poderá realizar um novo contrato de Aluguer Operacional, com um veículo novo e a Locadora irá canalizar o veículo antigo, para canais de revenda de veículos usados.

 

Conheça as nossas campanhas de Renting Automóvel

 

O que é o Leasing automóvel para empresas?

 

Leasing automóvel é um contrato de locação financeira , em que o cliente usufrui de um Automóvel por um determinado prazo e renda mensal definida no Contrato de Leasing. No fim do contrato, o cliente terá a opção de ficar com o veículo através do pagamento do Valor Residual do veículo, que corresponde a uma percentagem do valor total do veículo. Caso não pretenda ficar com o carro, poderá simplesmente entrega-lo.

 

Opção ALD

 

O ALD é também uma solução de Locação financeira em tudo idêntica ao Leasing, com a exceção de o cliente tem a obrigação de compra do veículo no final do contrato. Esta diferença permite a aplicação de Valores Residuais superiores à do Leasing, resultando em mensalidades mais reduzidas ao longo do contrato.

 

A nível de obrigações, apesar do Leasing não ter um limite de quilómetros pré-estabelecido, obrigará sempre à contratação de um Seguro contra Terceiros.

 

Conheça as campanhas de Leasing Empresas e ALD que temos para o seu negócio.