Blog

Descubra um espaço de novidades e conselhos para o seu automóvel

ELETRIFICAÇÃO DE FROTAS – DESAFIOS E SOLUÇÕES

Quais os desafios na eletrificação dos veículos para empresas?



No dia 26 de Novembro a RCI Bank and Services Portugal , financeira cativa do Group Renault, esteve presente na 8ª Conferência de Gestão de Frotas da Fleet Magazine a apresentar as vantagens de conversão de Frotas Empresariais de veículos a combustão, para veículos elétricos, com recurso a financiamento.



O responsável RCI Bank por Desenvolvimento de Soluções Empresa, Hugo Soares, abordou o tema de uma forma pragmática e com uma visão 360º, em torno da afirmação de que “HOJE é Incontornável Considerar Veículos Elétricos na renovação ou aquisição de automóveis para as frotas de empresas”



Após uma breve introdução à temática de legislação atual, incluindo políticas de redução de emissões de CO2 como WLTP e CAFE, bem como um enquadramento dos benefícios fiscais e contabilísticos, que beneficiam no TCO (Total Cost of Ownership) os veículos elétricos, a RCI enquadrou os desafios com que as empresas se deparam e respondeu com soluções.



PRINCIPAIS DESAFIOS



  • Usabilidade – O receio pela dificuldade de utilização e diferenças face ao veículo a combustão

  • Autonomia – O desafio de adequar a utilização do carro à capacidade da bateria

  • Duração do Carregamento – Demoras no tempo de carregamento

  • Postos de Carregamento – O desafio da falta de postos de carregamento

  • Preço de Viatura – O desafio dos PVP mais elevados dos Veículos Elétricos

  • Serviços Associados – Financiamento, Manutenção e Seguros


  • SOLUÇÕES GROUP RENAULT

    Usabilidade

    Para além das 5* de nível de Segurança pela EuronCap , um equipamento que é em tudo semelhante aos modelos térmicos, o V.E. , como o Renault ZOE, permite um maior conforto a nível de facilidade de condução e acústica, além da versatilidade de espaço e permitir o carregamento em casa “O cliente pode chegar a casa com a bateria descarregada e no dia seguinte sair de casa com a autonomia máxima. Evitando as deslocações específicas a postos de Combustível”.

    Autonomia

    Considerando que mais de 70% da empresas que contratam serviços RCI, o fazem para no máximo 25.000KMs/Ano, que corresponde aproximadamente a 99KMs/Dia, a autonomia dos principais modelos Renault Z.E. para Empresas, permite uma utilização com uma margem de conforto de aproximadamente 100Kms diários.

    KANGOO ZE

    Duração do Carregamento

    Através do Simulador do tempo de Carga do Novo ZOE, é possível estimar e planear, para as várias tipologias de Pontos de Carregamento, o tempo necessário para carregar a bateria. “Numa Hora de Almoço o cliente consegue carregar 200Kms de autonomia”.

    Conheça em detalhe os tempos de carregamento e autonomia, através do Simulador de Tempos de Carregamento ZOE

    Postos de Carregamento

    Além da rede de abastecimentos espalhados por todos os centros urbanos, Portugal conta já com mais de 152 Postos de Carga Rápida, nas principais autoestradas do país.

    Preço da Viatura

    Numa recente publicação do Dinheiro Vivo, com base num estudo da Consultora Deloitte, os comparativos de TCO favorecem em grande escala os Veículos Elétricos, pelo que desafio será ultrapassar a visão do Preço do Veículo e passar a uma visão de Custo Total de Utilização do mesmo.

    Em resumo, a conversão de uma frota para veículos elétricos requer alguma preparação e uma mudança nos planos de rota, ou gestão de carga, mas HOJE é já uma realidade que beneficia para as empresas que os adotam.

     

    Conheça as Campanhas de Financiamento a veículos elétricos RenaultGest
    Gostaria de obter uma proposta de financiamento a gama Z.E. Renault? Fale connosco e peça uma proposta à medida do seu negócio.