Descubra o que é a TAEG e para que serve, num contrato de Crédito Automóvel.
A TAEG é a Taxa Anual Efetiva Global, do contrato de financiamento e no caso de um Crédito Automóvel, corresponde ao custo global que o cliente irá pagar pelo Financiamento pedido para o automóvel.
A TAEG representa uma percentagem, que já inclui para além da TAN (Tana Anual Nominal – Taxa de Juro), todas as despesas e comissões que irá de suportar durante o contrato de Financiamento, incluindo Despesas de Cobrança, Imposto de Selo e Comissões que estejam associadas ao seu Crédito Automóvel. Trata-se por isso de uma percentagem anual do montante do crédito concedido.
Existe limite na TAEG?
Existe um limite máximo estipulado trimestralmente pelo Banco de Portugal e divulgado por este, que estabelece a TAEG máxima que poderá ser praticada para o Trimestre em questão.
Estes limites variam de acordo com a tipologia do Crédito, sendo que no caso do Crédito Automóvel, apresenta ainda as variações de Veículos Novos e Veículos Usados.
Importância da TAEG no Crédito Automóvel
Se estiver a subscrever um Crédito Automóvel, numa empresa de Financiamento independente do Distribuidor do Automóvel, a TAEG será o indicador mais importante no financiamento, pois o Preço do Automóvel não depende deste. Contudo, a maioria dos distribuidores automóveis, já dispõe de Financiamento exclusivo. No caso da Renault Gest, da RCI Bank & Services, ao financiar o seu modelo Renault, ou Dacia, com a Renault Gest, tem acesso a um desconto adicional, que poderá tornar o negócio do carro e as suas prestações, mais competitivas.
A Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) tem de ser indicada sempre aquando da apresentação de uma Simulação ou Proposta de Crédito. Ao Abrigo do Decreto-Lei nº220/94 ou do Decreto-Lei 133/2009, devendo ser calculada com a fórmula indicada nos diplomas legais e respeitando os critérios definidos pelo Banco de Portugal.