Blog

Descubra um espaço de novidades e conselhos para o seu automóvel

Crédito Automóvel para Empresas

CONHEÇA O CRÉDITO AUTOMÓVEL PARA EMPRESAS

 

Descubra em que consiste o Crédito Automóvel para Empresas e as suas Vantagens e Desvantagens face a outras formas de financiamento para Empresas.

 

O Crédito Automóvel é uma solução de financiamento automóvel na qual a Propriedade do automóvel fica em nome do cliente, podendo existir, ou não, uma reserva de propriedade à entidade que financia o mesmo.

 

No caso das Empresas, o facto do Crédito Automóvel implicar que a Propriedade do veículo fique registada a favor da empresa, significa que o Veículo passa a fazer parte dos Capitais Próprios da mesma. Além disso, do ponto de vista de faturação, a Empresa irá obter uma fatura com o valor total do veículo, o que em matéria de dedução de IVA, caso esteja elegível, poderá representar algumas vantagens.

 

Diferença entre o Crédito Automóvel Empresas e outras soluções de financiamento

 

Em comparação com Renting Automóvel, Leasing e ALD, em que o veículo é da propriedade da locadora e a dedução do IVA apenas relativa às rendas pagas, no contrato de Crédito Automóvel, o IVA passível de dedução corresponde à fatura inicial do veículo, dado que no produto de Crédito Automóvel, não existe IVA associado às mensalidades.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

 

A decisão por um financiamento via Crédito Automóvel Empresas, não deve ser tomada sem uma consulta prévia ao seu contabilista certificado, pois é uma solução em que as Vantagens e Desvantagens dependem fortemente da tipologia da empresa, dimensão e ainda dos veículos em questão.

 

A maioria das Empresas opta por outros tipos de financiamento, como ALD, Leasing, ou Renting, que apesar de terem entre si diferenças significativas, apresentam uma vantagem fiscal comum que a distingue do Crédito Automóvel Empresas – Património VS Utilização.

 

VEÍCULO COMO PATRIMÓNIO DA EMPRESA

 

Ao celebrar um Crédito Automóvel para Empresas, a empresa está por um lado a assumir nos seus Ativos um bem, e nos seus Passivos uma dívida para com a entidade que financia. Resulta portante, que o IVA apenas é dedutível em relação ao valor da fatura inicial do veículo, excluindo-se todas as despesas associadas ao financiamento (Juros, Comissões e Despesas), as quais estão por sua vez sujeitas a Imposto de Selo.

 

Este pormenor distingue o Crédito Automóvel dos outros tipos de financiamento, dado que no ALD, Leasing e Renting Automóvel, todos os custos e despesas associados ao financiamento estão sujeitas a IVA e como tal, passíveis de dedução.

 

De uma forma geral, o Crédito Automóvel para Empresas acaba por ser uma solução especialmente utilizada por Micro Empresas e Empresários em Nome Individual, dada a possibilidade de contribuir para o aumento do Capital Próprio, apenas com um veículo, e a oportunidade de dispor de um valor mais elevado de IVA a deduzir imediatamente após a aquisição do carro, sem impactos negativos a nível contabilistico.

 

Se procura uma solução de Financiamento Automóvel para Empresas, consulte as nossas campanhas em vigor e peça-nos uma simulação à medida . Um consultor Empresas RenaultGest entrará em contacto consigo para o ajudar a encontrar a melhor solução.

 

Conheça ainda as nossas soluções de Leasing Automóvel e ALD e descubra quanto poderá poupar ao financiar a sua frota com a RenaultGest.