Blog

Descubra um espaço de novidades e conselhos para o seu automóvel

40 anos de História em Portugal

Conheça a nossa história em Portugal neste nosso aniversário de 40 anos.

Em 2020 celebramos 40 anos de presença no mercado nacional. Cumprimos o vigésimo aniversário num ano atípico, que ficará marcado na indústria automóvel como o ano da profunda crise económica do Covid-19, mas principalmente pelo impacto que este teve na vida de todos os portugueses, tanto ao nível económico, mas principalmente ao nível da saúde e segurança pública. Mas não deixamos de celebrar o nosso aniversário, num ano em que apesar de repleto de desafios, é também um ano marcado pela inovação RCI Bank and Services Portugal, para cada vez mais ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

 

Como tudo começou…

Foi em 1979 a Renault tinha previsto criar uma sociedade destinada à concessão de crédito. A sociedade destinava-se a ser utlizada para vendas a particulares e ao financiamento dos stocks dos concessionários. Nesta altura, ainda não existia qualquer tipo de regulação e legislação sobre as entidades de crédito. Em 1980, é finalmente criada a Renault Gest. O capital da empresa foi repartido em três partes: 35% para a a Renault, 35% para a Renault Acceptance e os restantes 30% para a Confranpor e IPE. Na altura, José Vístulo de Abreu era o presidente do Conselho de Administração e foram criadas três direções: Comercial, Financeira e Informática.

Como qualquer empresa, o início da sua atividade foi bastante difícil. Nesta altura apenas a rede podia conceder crédito aos nossos clientes, a regulação começou a ser cada vez mais rigorosa e os bancos recusavam, constantemente, a abertura de linhas de crédito. Felizmente, a Renault Portugal concedeu os adiantamentos de tesouraria que a RCI precisava para corresponder às suas necessidades.

Durante 10 anos, a Renault Gest cresceu bastante tanto a nível comercial como financeiro, formando assim uma estrutura sólida onde os lucros financiados já permitiam refinanciar uma parte significativa da carteira de crédito. Estes resultados só foram possíveis devido ao profissionalismo da sociedade que contava com 140 colaboradores, ao apoio da Renault Portuguesa e em Particular ao seu Administrador Delegado, Louis Brun. Assim sendo, em 1990, a Renault Gest já era a principal sociedade de financiamento especializada no setor automóvel.

Em 1992, depois do Estado português começar a regular o mercado, a Renault Gest criou a Sociedade Financeira para Aquisição a Crédito. Tornando-se uma sociedade financeira, de seguros e de Leasing.

No início dos anos 2000, a concorrência por parte dos bancos tradicionais tornou-se cada vez maior e com o recente incorporação da Nissan na fundação da aliança Renault – Nissan, a Renault Gest adotou um novo nome, aplicável a cada uma das marcas. Nasce assim a RCI Bank and Services.

Em 2011, durante mais uma crise económica, ainda mais profunda que a anterior, a RCI Bank and Services teve um papel determinante no apoio às marcas e sua rede de concessionários, contribuindo para a manutenção da posição de liderança Renault e para a sustentabilidade de uma rede de concessionários sólida.

Atualmente, a RCI Bank and Services é um conjunto de 3 sociedades: RCI Bank and Services, Sucursal em Portugal, RCICOM e a RCI Gest Seguros, estando presente em mais de 100 concessionários em território nacional.

 

Este ano, em que cumprimos 40 anos, apresentámos aos nossos clientes uma área reservada Online – RCICONNECT.PT, para que os nossos clientes possam ter a gestão dos seus contratos de financiamento à distância de um clique.